terça-feira, 1 de maio de 2012

10 Anos de Charges/Diário de Caratinga. Com a Palavra: Willian Ribeiro


Escrevendo por
Desenhos a
Realidade e
A verdade

Ocupamos a mesma Redação de um jornal da cidade durante anos. Edra chegava, perguntava o tema principal da edição do dia, sentava e, em alguns minutos, os rabiscos iam tomando forma até se transformarem em arte, uma arte meio matreira, oxigenada pelo burburinho das ruas, traduzida em grandes sacadas, sejam elas políticas, sociais, esportivas (essa dava o que falar nas ruas)... 
Enfim, e lá ia para a primeira página mais uma charge das muitas que viriam a ilustrar o cotidiano de Caratinga. Sempre com uma dose, apimentada, de humor. Humor que ajuda a transformar. Que ajuda a fazer sorrir, mesmo em tempos de crise. Que soma à renovação. Que ajuda a fazer pensar. 
Lembro de uma charge, recente, em que nem mesmo a morte da cantora Amy Winehouse escapou dos traços de Edra. Alfinetando os atleticanos, ele disparou: “O Atlético será campeão?” E uma Amy aparece cantando seu maior hit: “No, no, no!!! 
Ou quando lançou uma campanha para conscientizar pedestres, que passaram a abusar da “faixa”, cruzando, desaforadamente, as ruas mesmo em locais onde existem semáforos. 
Ou quando retratou os escândalos envolvendo políticos de Caratinga. Ou quando colocou as estátuas de Agnaldo Timóteo e Getúlio Vargas disputando par ou ímpar na praça. Ou... ou... ou... São anos ilustrando o cotidiano, portanto, se ficarmos lembrando aqui das coisas ou situações que o Edra já satirizou, vai faltar espaço... 
A convivência com ele veio junto com o meu trabalho como jornalista em Caratinga, portanto, já se vão mais de treze anos que o conheço. O que eu tenho de livros dele guardados em casa e que hoje ocupam a estante dos meus filhos, nem te conto... Chulé, aquele do jogador de futebol perneta, lembram?!, é o que o meu garoto mais gosta (rs). 
Hoje estamos mais distantes por conta da profissão. Eu deixei o jornal e parti para a assessoria de imprensa, mas Edra continua “chargeando”. E torcemos para que continue assim por muitos e muitos anos. A verdadeira recompensa do artista, é que o tempo passa, mas sua obra permanece! 

Willian Ribeiro, jornalista
Assessor de Imprensa na UNEC
Ex Editor do Diário de Caratinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário