segunda-feira, 23 de julho de 2012

10 Anos de Charges / Diário de Caratinga. Com a Palavra: Edilson Rodrigues

Edilson Rodrigues
Editor de A Semana


 O Edra possui a capacidade de, através de suas charges, fazer uma análise precisa dos principais temas do momento e, com maestria, isso acontece no tempo certo e na dose certa, qualidades peculiares, apenas, aos chargistas de primeira linha, grupo ao qual ele faz parte.
Como poucos, sabe usar sua “pena”, o que faz com ironia precisa, sem carregar na mão, sem borrar a tela, conseguindo dar à crítica o tom exato, alcançando o alvo almejado com pontaria precisa e eficaz, não deixando, jamais, de transmitir sua mensagem, aliás, principal objetivo do uso de seu inquestionável talento, fazendo com que as pessoas não fiquem omissas diante de suas imagens.
Como todo artista, Edra coleciona muitos amigos e, também, muitos inimigos, afinal de contas, geralmente, as pessoas não estão preparadas para receber críticas, mesmo sendo justas e merecidas. Porém, amigos e inimigos não podem deixar de observar seu talento.
Edra é um artista fértil e competente, para o qual a possibilidade de ser versátil e criativo na exploração de um mesmo tema é algo fácil, como aconteceu na ampla abordagem feita sob o tema “Enchente em Caratinga”, que rendeu uma exposição itinerante pelos bares da cidade, quando o problema foi apresentado não somente com ironia, mas, também, com forte apelo social, chamando a atenção da sociedade para debater com a seriedade necessária a questão, numa forma de buscar medidas para solucionar ou amenizar o risco de novas catástrofes.
Aliás, as charges de Edra, ao estamparem duras realidades do cotidiano de Caratinga, independentemente do que pensam os contrários, tem prestado importante serviço à sociedade, levando as autoridades e o cidadão comum a refletirem sobre pontos que muitos gostariam que fossem varridos “para baixo do tapete”.
Está certo que possam levantar suspeição sobre minha humilde e modesta opinião, afinal eu sou fã, mas, não seria justo nem correto, de minha parte, deixar de declarar que Elcio Danilo Russo Amorim tem cumprido com sua missão, em não se omitir e apresentar suas críticas (de forma tão hilária e irônica), fazendo uso do talento e do dom que Deus lhe deu.
Acredito que possa comentar o trabalho de Edra, através de suas charges publicadas pelo jornal Diário de Caratinga, pelo fato de, dos 10 anos que estão sendo completados, pude acompanhá-lo nos últimos 09 anos, esperando poder estar vivo para, se convidado for, poder fazer novos comentários, quando ele comemorar suas segundas e terceiras décadas neste nobre ofício.
Parabéns, Edra! Você é gênio!




Nenhum comentário:

Postar um comentário