segunda-feira, 30 de julho de 2012

10 Anos de Charges / Diário de Caratinga. Com a Palavra: Eugênio Maria Gomes

(*)Eugênio Maria Gomes 

A charge figura, sem nenhuma dúvida, na relação das mais atrativas formas de comunicação utilizadas pelo ser humano. Através dela, é possível apresentar, analisar e conhecer uma determinada realidade, em linguagem carregada de sátira e de humor.
            Além disso, a charge – termo proveniente do francês charger e que está relacionado ao exagero -, tem em seu cerne a crítica em ralação a alguma coisa ou a situações, de forma elaborada, via de regra exagerada e carregada de humor, possibilitando a compreensão histórica da sociedade e de seu posicionamento em um determinado período de tempo.
            E é exatamente nesse contexto, com esse entendimento da importância de uma boa charge, que visualizo o trabalho realizado pelo nosso cartunista Elcio Danilo Russo Amorim, o EDRA, nessa coletânea de 2003 a 2012, onde o artista apresenta uma radiografia bem humorada da nossa sociedade e dos fatos que nos marcaram nos últimos anos.
            Que tal a charge apresentando uma panela de pressão, em funcionamento, ostentando a logomarca da Câmara Municipal? Ou, então, o bico da mangueira de uma bomba de gasolina onde se lê “É um assalto”? Ou, ainda, as suas alusões ao nosso caótico trânsito?
            EDRA consegue, de uma maneira muito bem humorada e competente, retratar as mazelas sociais e políticas, valorizar as boas ações e, inclusive, propor melhorias nos serviços públicos e privados, no modo como as coisas são feitas e até no estabelecimento de um padrão ético de comportamento.
O mais legal disso tudo é que o seu trabalho é capaz de resgatar fatos e acontecimentos, de reavivar a nossa memória para assuntos que, tratados pela linguagem usual, comum, as informações costumam se perder no tempo.
EDRA é um artista que detém as melhores qualidades que se espera de um chargista, sendo portador de um humor refinado, antenado com os fatos mais importantes do nosso cotidiano, criativo, hábil, conhecedor da arte com a qual nos brinda, além de ser um artista de atitude. EDRA é o nosso orgulho na charge nacional, já me tendo concedido a honra de participar de um dos meus livros da série Radiografias do Cotidiano.
Parabéns ao EDRA, parabéns à Charge brasileira. 

Eugênio Maria Gomes(*) DSc. Eugênio Maria Gomes Professor do UNEC e V.M. da A.R.L.S. Obreiros de Caratinga.
Professor do UNEC e V.M. da A.R.L.S. Obreiros de Caratinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário