segunda-feira, 9 de julho de 2012

10 Anos de Charges/Diário de Caratinga. Com a Palavra: Beto de Souza

Beto de Souza - SISTEC

Ninguém faz sucesso durante uma década a toa. Para alcançar reconhecimento durante um período tão expressivo, tem que ser mesmo artista. E Edra é artista na verdadeira concepção da palavra, com uma produção única, pessoal e intransferível. A marca Edra, sem dúvida, está nas charges por ele criadas. Algumas, para nossa felicidade, são publicadas no Diário de Caratinga.  Nelas, podemos notar, sem nenhum esforço, o talento, a criatividade, a irreverência, a originalidade de um verdadeiro mestre do humor. E, também, o traço com DNA próprio, que apreciamos sem saber exatamente o motivo; intuitivamente, vemos a arte ali impressa, a força da mensagem competentemente repassada, o desenho com a exata noção de tempo/lugar.
  Com Edra, aquela velha piada do tal sujeito que é o melhor da cidade em sua função – mas também, pudera, é o único que faz aquilo no tal lugar – não funciona. Se outros mil chargistas existissem na Cidade das Palmeiras, Edra, sem nenhuma dúvida, continuaria a brilhar destacadamente. Edra é o chargista da pegada certa, com uma qualidade adicional: sabe escolher como ninguém os temas para seus trabalhos. Como os melhores artistas do humor, nos faz rir até de nossas desgraças. Com sutileza, argúcia e, é claro, talento diferenciado, Edra às vezes toca nos assuntos mais delicados sem nos ofender e, o principal, faz-nos rir (muito) com eles. Baixaria não é com ele. Refinamento, sim.
  Outra coisa chama a atenção em Edra. Com a capacidade que tem, poderia estar brilhando em outras paragens mais cosmopolitas. Quem duvida de que ele tenha bagagem para ser sucesso em qualquer outro lugar do Brasil? Mas, como é moço, além de inteligente, sensível, Edra deve ter escolhido ficar por aqui para não perder o calor, o respeito e a afetividade que sente tão de perto, vinda de familiares, amigos e até anônimos. E, além do mais, aqui ele terá sempre muito material para trabalhar: quem discorda de que Caratinga oferece farta matéria prima para charges?   
    Não deve ser fácil ser Edra. Carrega com ele a responsabilidade de ser um dos representantes maiores do nosso humor. E, como se não bastasse, ainda tomou para si a responsabilidade de ajudar a promover a cultura na cidade. A Casa Ziraldo de Cultura não surgiu de um passe de mágica, mas do ideal e da capacidade de mobilização de Edra. A mesma capacidade que tornou o Salão do Humor de Caratinga, outra criação dele, um esplêndido exemplo de que as coisas só podem dar certo quando se colocam nelas força de vontade, conhecimento e, mais uma vez, agora e sempre, talento. Ao completar dez anos de atuação como chargista do Diário de Caratinga, brindando-nos com os mais inspirados e inteligentes trabalhos, Edra merece mais que aplausos. Merece o nosso muito obrigado reverente, vibrante e cheio de admiração.  
 Viva o Edra!
P.S. Edra, sinto uma imensa inveja boa por não saber riscar nem um traço sequer. Se você abrir uma escola para aspirantes a desenhistas sou o primeiro da turma. Hehe... Por enquanto me resta continuar apreciando seu trabalho.
Saudações

Nenhum comentário:

Postar um comentário