quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Revistas de Charges Sobre Futebol Retratam A Grande Rivalidade Entre as Torcidas de Atlético e Cruzeiro

Cartunista Edra, em entrevista concedida ao Diário de Caratinga

Cartunista Edra lança revistas com charges de futebol, ilustrando a paixão das torcidas mineiras 

CARATINGA - A rivalidade entre Cruzeiro e Atlético vem desde 1921. Sempre que os times se enfrentam, as torcidas têm discussões “acaloradas” e as famosas provocações. Cada um defende o seu time com os seus argumentos. Futebol é a paixão do brasileiro e do mineiro em especial. 
Em Caratinga não é diferente e dia de jogo é certeza de centro movimentado. Os barzinhos viram ponto de encontro da galera. Para deixar esses momentos ainda mais divertidos, o cartunista Edra lança hoje duas revistas de charges de futebol, versando, especificamente, sobre a grande rivalidade entre o Atlético e Cruzeiro. As revistas são intituladas por “Aqui é Galo – Forte e Vingador” e “O Maior de Minas, o Time do Povo”. 
O lançamento será realizado no Bar “Esquina Cultural” (antigo Bar do Arnaldo), na Praça Calógeras, próximo ao Caratinga Tênis Clube (CTC), A partir das 19h30. 
O evento ainda contará com música ao vivo com Danilo Senra. De acordo com Edra, a intenção é promover um momento de confraternização e mostrar que as pessoas podem não torcer por um time rival, mas nem por isso deixarem de serem amigas, trazendo à tona uma rivalidade do bem. “Brincadeiras, dentro daquilo que cada um acha que seu time é melhor, é a tônica da torcida. Uma coisa é a pessoa ter paixão pelo time, isso é salutar e a rivalidade também é importante, é o tempero. Agora não pode deixar que isso leve para o lado pessoal. Inclusive, estou fazendo essa revistinha focando em cima de resultados, estatísticas ou dentro também como cada um vê e interpreta o seu time. Por exemplo, fiz uma coisa com a revista do Atlético, que eu não concordo, ‘Eu sei que vocês tremem’, mas é uma máxima deles. 
A revista é como se fosse de um atleticano, ele tem que sentir a identificação com aquela revistinha”. A ideia inicial era fazer uma coletânea de charges que o cartunista já havia produzido em relação a Cruzeiro e ao Atlético. Mas, Edra, que é cruzeirense, precisou esperar o momento certo para colocar o projeto em prática. “Na verdade não podia fazer isso antes, porque a soberania do Cruzeiro, tempos atrás era absoluta. Então o pessoal ia achar que estava sendo até parcial. Mas, agora não, o Atlético partiu para uma fase muito boa e em seguida pude ter também um arsenal de charges a favor do Atlético”. 
A mudança de planos acabou favorecendo. Surgiram charges inéditas, que são maioria nos livros que serão lançados. “No desenvolvimento do projeto mudei um pouco. Fui mais em cima do bate-boca, no bom sentido, principalmente nos barzinhos, os argumentos que a gente vê do atleticano e do cruzeirense. Fiz charges inéditas, atemporais, uma coisa ou outra está baseada em datas, fica mais abrangente”. As torcidas são convocadas a marcarem presença no evento, com a camisa de seu time do coração, mesmo que não seja Atlético ou Cruzeiro. “A ideia também foi ser uma revistinha de bolso, principalmente para acompanhar o torcedor, reforçar o seu argumento. 
Em minha opinião, está tão simpática, que você pode presentear um amigo que torce pelo time contrário”. As revistas estarão à venda pelo preço simbólico de R$ 5. 
O material foi finalizado, graças ao apoio de dez atleticanos e dez cruzeirenses, amigos do cartunista, que fizeram a compra antecipada. E já que o assunto é rivalidade, Edra deixa mais um desafio: “Qual torcida vai comparecer em maior número?”. 
Para deixar as torcidas no clima, a ornamentação do espaço terá móbiles da raposa e do galo para fotografias, bandeiras e motivos com as cores dos grandes rivais do futebol mineiro.

Fonte: Diário de Caratinga / edição de 8/12/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário