quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Casa Ziraldo Vira Realidade



Prefeito de Caratinga João Bosco Pessine, a primeira dama Julimara e o cartunista Edra








Um dos acontecimentos mais importantes na história recente da cultura de Caratinga é a fundação da Casa do Ziraldo. Pelo significado, pela abrangência, pelo conteúdo e pela homenagem. Poucas cidades têm motivo tão relevante para celebrar um filho ilustre e, através dele, oferecer material concreto de cultura, arte, conhecimento, incentivo a novos valores.
Ziraldo viveu aqui a infância e parte da juventude. Fatos pitorescos dão conta de seu espírito alegre, e já manifestando seu dom de desenhar e escrever. Em todas as escolas pelas quais passou, deixou rastro marcante. Liderança, companheirismo e bom humor fizeram-no querido entre professores e colegas. Nem mesmo quando desenhou o saudoso professor Armando nu, ganhou castigo. Ganhou sim, a fala mansa do mestre a antever seu talento, e o riso da turma pela irreverência que, àquela época, era apenas farra e contentamento.
Partiu para o Rio de Janeiro em busca dos sonhos. Sua personalidade inquieta vislumbrava desafios, mas também, vitórias acenando atrás do morro. E lá se dedicou às tarefas norteadas pela imperiosa vocação. E, hoje, ele manda para o Brasil e para o mundo o melhor de seu trabalho – sucesso da palavra certa e do traço perfeito a retratar, com estilo e graça, as andanças de sua criatividade sem limites.
Considerado o maior cartunista do mundo e ícone da literatura infantil, Ziraldo conquista os maiores prêmios e condecorações do país e de outros pontos do universo. Digo universo porque, ao escrever tão bonito para as crianças, ele parece viver no mundo da lua...
Já recebeu várias demonstrações de apreço e reconhecimento da santa terrinha. Entre eles, a estátua do Menino Maluquinho – referência da terra para todos daqui e para os que cortam nossa rodovia. O troféu “Pererê” e como patrono perene do Salão de Humor de Caratinga. Eu mesma já lhe ofereci uma festa com todo colorido de minha admiração.
Mas faltava alguma coisa mais profunda, consistente e eterna para complementar o que estava feito. Faltava uma espaço para abrigar o acervo de sua obra e vida. Então, está aí o espaço. Idealizado e edificado pelo artista Edra, leva a marca do empenho desse abnegado moço que tem arte nas veias e amor pela terra. Entusiasta e dinâmico, realiza, agora, o salão de humor em sua 10ª edição, congregando artista de todo Brasil e do exterior, um êxito de público, de crítica e de qualidade das charges. Com seu jeito simples, boina estilosa, foi à luta e chegou à esperada conquista com louvor. Basta ver o resultado. Um local grande e privilegiado cedido pelo Banco Itaú. O prefeito João Bosco Pessine não se omitiu. Inteligente e sabedor dos benefícios do acervo, aceitou a convocação e deu sua imprescindível ajuda.
A Casa do Ziraldo abrigará as produções em várias áreas e a biografia completa do artista maior. O que contribuirá para o enriquecimento da cultura e da arte. Conhecer essa riqueza será um momento de aprendizado e apreciação a atrair pessoas de Caratinga e do país. Quem não desejará ver de perto tudo quanto um gênio produziu? Será fomento à fonte cultural, artística e turística de nossa cidade. Será, também, um ponto de identificação do povo caratinguense e de cada um de nós que nos orgulhamos de termos nascido na terra de Ziraldo e dizer que o conhecemos como a um irmão. Sem contar o prazer que causará à alma de cada visitante. E mais: o acervo eleva Caratinga e todos nós aos píncaros das estrelas!
E como Edra pensa grande quando se trata do bem comum, a Casa terá, também, espaço para outros nomes ilustres com exposição de suas obras, dados biográficos, mostras, projetos e a Gibiteca “Turma do Pererê”.
Obrigada, Ziraldo! Por tudo e por tanto. Sabemos de seu incansável trabalho de todos os dias, suas inquietações no exercício da arte, sua busca de bons resultados, suas noites mal dormidas na constante atividade, sua entrega ao dom recebido do alto, suas viagens, seu atendimento a todos que o procuram. Sabemos da doação de si mesmo ao bem. Você merece mais que estátua, festas e casa. Você merece mais que carinho e gratidão. Você merece todas as bênçãos de Deus.

Marilene Godinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário