Membros do MAC - Movimento Amigos de Caratinga |
Grupo Movimento Amigos de Caratinga consegue, finalmente, fechar uma data para entrega do monumento com o artista plástico Paulo Motta
Na noite desta quinta-feira, 3, o grupo Movimento Amigos de Caratinga (MAC) realizou uma reunião extraordinária, com a presença do artista plástico Paulo Motta, responsável pela confecção da estátua de bronze do cantor caratinguense Agnaldo Timóteo. Inicialmente, o monumento seria inaugurado no dia do aniversário do cantor, em outubro de 2010; porém a escultura não ficou pronta. O MAC finalizou a obra da praça onde o monumento será colocado e chegou a marcar uma nova data, em dezembro, mas novamente não conseguiu, pois a escultura não estava pronta.
Tudo isso causou certo constrangimento para o grupo, tanto diante da comunidade, como do artista, o que fez com que eles convidassem a imprensa local para participar desta reunião e então dar um parecer da situação para a sociedade caratinguense. “A homenagem ainda não se efetivou por conta das dificuldades da parte do artista contratado para a obra. Estamos sendo alvo de cobranças e críticas da parte da comunidade, que com razão cobra o que deveria ter acontecido desde o mês de outubro”, disse o presidente do MAC, Humberto Luiz Salustiano Costa.
O diretor executivo do grupo, Eugênio Gomes, ressaltou que a escolha de Paulo Motta para a confecção da estátua foi unânime entre o grupo, que quis prestigiar uma pessoa da cidade. “As pessoas nos cobram e nós estamos sem resposta. Estamos registrando o movimento como ONG (Organização Não Governamental), mas não podemos dar mais nenhum passo sem antes terminar este primeiro, que é o monumento de homenagem a Agnaldo Timóteo”.
No encontro desta semana, o grupo então cobrou do artista um prazo para finalizar a estátua e entregá-la, para então o MAC poder marcar e programar a inauguração. “A agenda do cantor já foi modificada várias vezes em função deste atraso e precisamos resolver logo isso”, disse Eugênio.
Paulo Motta pediu desculpas pela demora e agradeceu a confiança do grupo por terem o escolhido. “Tive vários tropeços, tinha prática em esculturas pequenas e não num monumento tão grande, mas aceitei o desafio. A estátua já está toda pronta em cera dura, agora tem que ser desmontada e feita em gesso especial de joalheria para fazer em bronze. Tive problemas com a técnica do processo de jóias, não deu certo”, defendeu-se. “Hoje tentei um método usado pelo meu pai, Joaquim Motta, que era fundiário, e deu certo. Estou fazendo todas as peças, passo a passo; é um processo complicado e difícil. A estátua irá pesar mais de 120 quilos”, completou.
O artista pediu um pouco mais de paciência do grupo, do cantor e da população caratinguense, e fechou a data do dia 14 de abril para entregar a estátua. “Todo trabalho artístico pode dar problemas, foi o que aconteceu, mas agora foram resolvidos e terei dois meses para finalizar”, explicou Paulo Motta.
Outro questionamento levantado pelo artista é a falta de bronze na cidade. “Já comprei todo o bronze da cidade, agora preciso de mais para finalizar, que pode ser reaproveitado de materiais como peças de decoração ou torneiras, por exemplo”. O grupo foi firme em dizer que não poderá contribuir com mais dinheiro, uma vez que 73% do valor combinado já foi pago, sendo que o acordado era metade antes e metade depois. “Podemos tentar ajudar a encontrar bronze para reaproveitar”, disse Eugênio, em nome do MAC.
Para evitar novos problemas com a data da inauguração, o grupo então decidiu que só na próxima reunião ordinária, em março, quando poderá ter um posicionamento mais certo do artista com relação à entrega do monumento, marcará a data da inauguração, que deve ser feita em grande estilo, com a presença do cantor Agnaldo Timóteo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário