quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Edra Comemora 10 anos de Charge/Diário de Caratinga


Ao chegar a uma banca para comprar o seu jornal, cada leitor tem sempre uma reação. As notícias podem chocar, ou podem alegrar, depende do que foi destaque naquele dia. Mas, para isso, existe a charge que atua numa forma de satirizar situações atuais e promover um momento de descontração. 
Há 10 anos, o DIÁRIO conta todos os dias com o trabalho do cartunista Edra. Humor e crítica na medida certa acompanham a certeza de boas gargalhadas daqueles que se preparam para começar a sua rotina de trabalho. 
Por isso, Edra comemora esta data com a exposição: “Edra, 10 anos de charges publicadas no Diário de Caratinga”, com abertura nesta sexta-feira, 26 e outubro, no Casarão das Artes, às 20h. 
No evento, a presença do cartunista e música ao vivo com a cantora Analígia. Serão exibidos banners focando cada ano, além dois específicos, um tratando somente da enchente e outro sobre as eleições. Cada banner contará com 24 charges. Para os torcedores, haverá ainda um banner especial de charges do Cruzeiro e outro do Atlético; com 12 em cada. 
Ainda faz parte da comemoração o lançamento de cinco livros, cada um relatando de dois em dois anos das publicações. São eles: Pode ser a gota d’água, Aconteceu, agora é charge; Humor nosso de cada dia, O bobo da corte e, E quem paga o pato? O artista, que reúne mais de 1500 charges neste momento especial, afirma sua satisfação ao longo destes 10 anos. “É possível graças ao apoio do jornal. É um trabalho conjunto e um registro importante para a nossa história. 
A charge é circunstancial e ganha com o registro histórico, em forma de humor e crítica, em torno do que aconteceu na cidade ao longo de 10 anos”. Edra ainda comenta o que pôde identificar ao longo deste período. “Peguei várias transições políticas, percebo que as falhas tanto da oposição, quanto da situação se repetem. Há também o progresso da cidade que traz benefícios e também consequências, sobretudo na área social. Nada sai despercebido ao meu olhar de chargista. Sinto uma simbiose muito grande com o leitor, que sente um pouco de desabafo. Somos um pouco culpados e vítimas deste processo”. 
O trabalho de Edra pode ser conferido no Casarão, até o dia 16 de novembro. Ele considera a realização de um sonho antigo. “Estamos brindando esta parceria com a exposição e os livros. Venha participar!”, finaliza.

Nohemy Peixoto
Diário de Caratinga - edição de 24/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário